quinta-feira, setembro 29, 2005

REGRAS

O quarto torneio Lexmark será realizado no período de 01 a 29 de outubro de 2005, sob a coordenação técnica da LM Tênis e assessoria de comunicação e marketing de Izaias Faria de Abreu.
Os jogos serão realizados nas quadras: Vila do Tênis e LM Tênis (Lago Norte).
O torneio abrangerá as categorias A, B, C e D.
Os atletas terão direito a uma camiseta alusiva ao torneio, que será de uso obrigatório em todos os jogos, sob pena de desclassificação.
A coordenação do Torneio fornecerá bolas para os jogos.
Das partidas: datas e horários
As partidas devem ser jogadas nos dias e horários previamente marcados, que serão, preferencialmente, aos sábados e domingos à tarde. Qualquer mudança deverá ocorrer de comum acordo entre os jogadores, comunicando-se à organização para que o horário fique liberado para outra partida.
Não havendo acordo entre os jogadores, prevalecerá o horário estabelecido pela organização, aplicando-se W0 para o atleta que não puder comparecer.
Do uniforme:
Preferencialmente, devem ser utilizadas roupas e calçados apropriados para a prática do esporte: tênis de couro que não tenha solado preto; short ou bermuda com bolsos(homens), vestido, saia ou short com bolsos (mulheres) e camiseta do torneio.
Premiação:
Campeões e vices receberão troféus.
Jogos:
Os jogos serão realizadosna mesma regra da Barragem da Terceira Igreja Batista, melhor de três sets, sendo o terceiro set um super tie break. No super tie break, será vencedor o atleta que atingir 10 pontos primeiro. No caso de empate em 9X9, vencerá o atleta que abrir dois pontos de diferença.
Como deve ser o tie break:
I. Um jogador que primeiro ganhar 7 pontos vence o game e o set, desde que esteja à frente por uma margem de 2 pontos. Se o placar ficar igualado em 6 pontos, o game deve ser estendido até que esta margem de dois pontos de vantagem seja atingida. A contagem deverá ser numérica durante o tie-break.
II. jogador a quem cabia sacar, deve ser o sacador para o primeiro ponto. Seu adversário deverá ser o sacador para o 2º e 3º pontos e, daí em diante, cada jogador deve sacar alternadamente por 2 pontos consecutivos até que o vencedor do game e, consequentemente do set seja conhecido.
III. Desde o primeiro ponto, cada saque deve ser efetuado alternadamente do lado direito e do lado esquerdo da quadra, começando pelo lado direito. Se ocorre saque de uma metade errada da quadra e é percebido, todos os pontos resultantes deste saque ou saques errados devem permanecer, mas a posição deve ser corrigida imediatamente após a descoberta.
IV. Os jogadores devem trocar de lado após cada 6 pontos e na conclusão do tie-break.
Arbitragem:
Os atletas serão responsáveis pela marcação do jogo, devendo cada um se responsabilizar pela marcação de sua quadra.
Em caso de dúvida se a bola foi dentro, recomenda-se que seja dada como boa. Nos casos de impasse nas marcações e falta de urbanidade entre os atletas, o coordenador da categoria poderá assumir a marcação dos pontos.
A decisão do árbitro prevalecerá em qualquer circunstância. As decisões em questões de direito (interpretação de regras) podem ser levadas ao coordenador-geral para decisão. As decisões em questões de fato (bola boa ou não) são definitivas.
As partidas finais terão arbitragem de cadeira, de linha e boleiros.
Casos omissos serão decididos pela Coordenação do Torneio.

Brasília, 01 de outubro de 2005.

Nenhum comentário: