sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Como escolher sua raquete - parte 2

Por Suzana Silva

Se você continua querendo entender mais sobre as raquetes de tênis, vale a pena conferir mais estas informações, sobre a distribuição do peso e índices de flexibilidade.
1. Distribuição de peso:
As raquetes estão ficando cada vez mais leves, para poupar ainda mais a musculatura dos tenistas. Esta e outras mudanças na tecnologia de raquetes geraram artigos polêmicos escritos por médicos esportivos e fisioterapeutas. Eles alegam que, mesmo com técnica ruim, os praticantes estão ficando capazes de gerar mais velocidade nos golpes o que, ao invés de prevenir, agrava as lesões provocadas pelo esporte.
Bem, as raquetes modernas facilitam para o iniciante, com sua maior cabeça e menor peso, o contato com a bola. Mas lembre-se: se você quer jogar tênis para valer, é bom trabalhar a técnica de forma que todo o seu corpo participe do movimento, utilizando sua musculatura da maneira mais harmônica possível. Boa técnica é o maior preventivo e também a maior garantia de golpes precisos e potentes.
Mas voltando ao peso da raquete... ele pode estar distribuído:
a. mais na cabeça: serve para gerar maior aceleração da cabeça da raquete durante o swing (movimento completo do golpe, desde a preparação até a finalização), o que resulta em maior potência nos golpes de fundo e saque.
b. centralizado ou equilibrado (even balance): bem aceito por diferentes tipos de jogadores.
c. mais no cabo: o peso assim distribuído dá a sensação de maior controle da raquete pelo tenista, pois facilita seu manuseio e precisão.
DICA: se você usa raquete equilibrada ou com peso no cabo e possui swing longo e completo, pode se beneficiar de modelos mais pesados na cabeça para aumentar sua potência. Muitos tenistas profissionais personalizam suas raquetes acrescentando pesinhos aos modelos originais de fábrica. Mas experimente antes de trocar. Haverá um tempo para adaptação de músculos e tendões ao novo esforço.
2. Flexibilidade:
As raquetes antigamente eram bem mais finas no aro, lembram-se? Por que mudou? E a rigidez dos materiais? Como influencia seu jogo?
a. raquetes finas/mais flexíveis: fletem mais no impacto, o que dá ao tenista muito maior sensibilidade (porque a bola fica milissegundos a mais em contato com a raquete) e, com isso, precisão e controle nos golpes.
b. raquetes largas/mais rígidas: fletem muito pouco no impacto com a bola. O resultado é menor sensibilidade, mas maior potência (imagine a diferença da velocidade da bola sendo rebatida contra uma parede de cimento e contra um colchão de espuma: qual volta mais rápido?).
DICA: Nunca mude para uma raquete de flexibilidade muito diferente da sua. Se você é um tenista avançado, vá para as raquetes mais flexíveis. Se você joga poucas vezes na semana, é um tipo que se mexe pouco na quadra, raquetes mais rígidas podem ajudá-lo a fazer bonito nas quadras.

Nenhum comentário: