quarta-feira, março 08, 2006

Rotinas pré-performance no tênis

Por Laurent Olivier Abes
Durante uma partida de tênis, o tempo real de bola em jogo é muito pequeno com relação aos intervalos entre os pontos, entre os games e sets. Geralmente é durante esse "tempo morto" que a mente do jogador pode prejudicar ou não o desempenho. Por exemplo, o jogador pode ficar pensando na bola fácil que errou, na dupla falta na hora de fechar o game, nos 3 break-points desperdiçados ou na bola duvidosa num momento decisivo. Enfim, são inúmeras situações que podem acontecer durante o jogo que podem "assombrar" o jogador se sua mente não estiver preparada.
Como evitar esse tipo de problema ?
Uma maneira interessante para lidar com os intervalos é criar e seguir uma rotina pré-performance. Lembre-se: se a mente ficar vagando, será uma porta aberta para os pensamentos negativos ou distrativos, levando à uma possível perda de foco de atenção.
O que é uma rotina pré-performance?
Especialistas em psicologia do esporte descobriram, ao longo de anos de observações de atletas de ponta, que existem comportamentos padronizados para cada atleta de elite na preparação para execução de sua tarefa. No tênis, James Loehr foi um dos primeiros a perceber que os tenistas da elite mundial adotam uma rotina composta por 4 fases.
A primeira fase ocorre logo após o término do ponto e nela o tenista deve tentar manter uma atitude positiva frente ao resultado, manter uma postura tranquila e confiante (cabeça erguida, cabeça da raquete para cima) (duração de 2-3 segundos). A segunda fase é a de relaxamento, que pode ser notada quando os jogadores ficam olhando para as cordas da raquete e respirando para recuperar o fôlego ou para acalmar-se (duração 5-7s).A terceira fase é a de preparação do próximo ponto, durante a qual o tenista decide a estratégia que pretende usar e visualiza os golpes necessários para tal (duração 5-7 s).
A última fase é a de focalização da atenção, na qual o jogador busca a concentração máxima antes de iniciar o ponto (2-3 s). Nota-se que a rotina dura em torno de 15 a 20 segundos, dependendo do necessidade de recuperar o fôlego, do tempo necessário para relaxar e para atingir um foco ideal de concentração. Geralmente, em momentos decisivos, foi observado que os tenistas de elite tendem a alongar um pouco mais suas rotinas numa busca do foco ideal.
Como treinar as rotinas ?
Cada um tem seu jeito de se concentrar ou relaxar e deve, portanto, criar sua própria rotina. O mais importante é que ele a pratique a cada dia que for jogar, pois ela deve tornar-se natural e automática. Se você não praticar ela não ajudará. Lembre-se: você compete como treina; se você não está acostumado com algum tipo de comportamento, não adianta tentar aplicar no jogo pois não será eficiente ou até poderá ser prejudicial.
Bom treinos e ótimas partidas !
fonte: Tenis Brasil

Nenhum comentário: