quinta-feira, abril 27, 2006

Tênis e vida: uma paralela

(publicado originalmente no site Tênis Brasil)
Por Henrique Terroni Filho
O título deste artigo, um jogo de palavras, é sugestivo, pois aprendi na prática que o tênis e a vida caminham paralelamente e que o "jogar tênis" pode ser uma excelente ferramenta para o nosso desenvolvimento pessoal.Certa vez fui procurado por uma pessoa, interessada em aprimorar seu jogo. Era um psicanalista. Após uma breve conversa inicial, quando o interessado me faz um resumo de sua "história" no tênis, faço a pergunta mais importante, que vai balizar o desenvolvimento das aulas: "O que você busca no tênis e o que você espera das aulas?"As respostas são as mais variadas, nenhuma que eu não conheça ou que já não tivesse ouvido antes: melhora do condicionamento físico, aprimoramento de um fundamento ou do jogo como um todo, ganhar do amigo de quem anda apanhando, levar vantagem sobre a turma no fim de semana, descarregar o "stress" do dia a dia, por achar "um esporte tão bonito!", e tantas outras.Todavia, a resposta daquele psicanalista me surpreendeu: "O tênis é minha terapia. Através dele encontro-me comigo mesmo, com o meu Eu interior e verdadeiro. É o meu processo de autoconhecimento, equilíbrio e a forma ideal de evolução enquanto pessoa!"Era a primeira vez que eu ouvia aquilo!Claro está que nos dias atuais, a abordagem dos aspectos mentais e emocionais em qualquer atividade, e no nosso caso o aprendizado e evolução no tênis, tornou-se algo comum, necessário e especializado. Mas ouvir esta resposta quase 30 anos atrás soava como algo de vanguarda, no mínimo surpreendente!Percebi que ali teria início, muito mais que uma simples relação professor e aluno, uma rica troca de experiências e conhecimentos.Durante o tempo que esteve comigo, enquanto aprimorava seu jogo nos aspectos técnicos e físicos, aprendia com ele a importância do equilíbrio do uso da emoção e da razão, quer no aprendizado e evolução do tênis, como no nosso dia a dia pessoal e profissional.Depois que ele me deixou, por motivo de viagens, continuei aprofundando-me no assunto, através de estudos, cursos e observações, com o objetivo de aplicar nas aulas, com futuros alunos, aquela experiência marcante.Hoje vejo o aprendizado e a evolução no tênis como uma extensão de nossa vida. A abrangência deve ser holística. É a perfeita integração do corpo, mente e emoções. É algo que extrapola o esporte, no caso o tênis, revestindo-se numa nova consciência de conduta pessoal.Atualmente, a cada novo aluno, após as primeiras aulas, a experiência revela-me claramente os componentes de personalidade que irão retardar a evolução do aluno e que, provavelmente, são suas características comportamentais.
Começam a surgir claramente sinais de ansiedade, euforia ou frustração exageradas, irritabilidade, agressividade ou inibição exacerbadas, dificuldade de concentração etc.
Na quadra de tênis mostramos o nosso "eu" real. Somos o que somos.É necessário que o professor, paralelamente aos ensinamentos tradicionais técnicos, trabalhe e discuta com o aluno aquelas características de comportamento que, de alguma forma, dificultarão o aprendizado, a evolução e que deverão estar equilibradas quando ele estiver em competição.Fazer o aluno correr de um lado ao outro não o levará a lugar algum!
Alguns itens para você, que está iniciando no tênis, que já joga habitualmente e que participa de competições, refletir:
· HUMILDADE: Você, não interessa o estágio, é um aprendiz. Não precisa provar nada a ninguém. Harmonize-se com suas qualidades e defeitos, mas sempre buscando o melhor. Abandone a presunção que você é o centro das atenções e que há uma platéia assistindo-o e julgando-o.
· CONTROLE EMOCIONAL: Aprenda a controlar suas emoções, tanto de euforia quanto de frustração. Nunca se irrite. A raiva distorce os pensamentos e decisões. Neste estado você não reverte uma situação desfavorável, seja num simples jogo ou numa situação de vida.
· FORÇA INTERIOR: Não desanime perante as dificuldades. Não esmoreça, nem crie bloqueios. Persista, faça de novo! Elimine de seu vocabulário o "não posso", "não consigo". A evolução e a vitória estão, em primeiro lugar, na sua mente.
· EMPENHO: Vencidas as barreiras comportamentais, hora da transpiração. Pegar na "massa"! Treine! Repita o golpe "mais ou menos" até ele ficar bom. Ou melhor, ainda, ótimo! Você já ouviu falar daquele jogador de futebol que, encerrado o treinamento, quando todos já haviam ido embora, ficava sozinho, uma, duas horas treinando um fundamento. Pense nisto!
Fazendo isto, tenho certeza, seu progresso será visível e rápido, e sua evolução dar-se-á, não só como tenista, mas também como pessoa. E é sempre oportuna a conhecida frase: O primeiro, maior e mais difícil adversário a ser vencido é você mesmo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto! Beto.

LUCIO disse...

Blz Beto.

Anônimo disse...

Não é sobre o texto, mas o que aconteceu com o Ranking?.Júlio.

Anônimo disse...

Qual é a dúvida, Júlio?